PROJETO: INÍCIO DAS AULAS 2012
TEMA: ACOLHER PARA MELHOR CONVIVER.
PÚBLICO ALVO: TURMAS DO 6º AO 9º ANO E
PAIS.
JUSTIFICATIVA
Nós que trabalhamos com turmas do fundamental II (6º,
7º, 8º e 9º ano) faz-se necessário buscarmos além da construção do conhecimento,
a construção de valores, desenvolvendo ações para que os jovens aprendam a
conviver no coletivo, pois nesta etapa os alunos enfrentam o desafio do
adolescer.
Considerando este aspecto, organizamos este projeto
buscando realizar atividades lúdicas que envolvam a integração e socialização
voltadas para este público, proporcionando um ambiente dinâmico de vivência
acolhedora nas primeiras semanas de aula. Buscando envolver os pais com uma
programação acolhedora no primeiro encontro essas e outras atividades de
integração e socialização serão desencadeadas no decorrer do ano letivo
desenvolvidas em outros projetos.
OBJETIVO GERAL
Estabelecer
vínculos afetivos e relações saudáveis com ambiente, com intuito de beneficiar
o desenvolvimento e a convivência com os alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
l Acolher o grupo;
l Organizar todo ambiente escolar de maneira
significativa;
l Conhecer a escola como ambiente onde todos tem algo a
oferecer;
l Despertar o gosto pela escola e pela frequência as
aulas;
l Elaborar contratos / regras de convivência;
l Proporcionar atividades recreativas;
l Promover o primeiro encontro com os pais.
METODOLOGIA
Recebendo
os alunos nas primeiras semanas do ano letivo procuramos desenvolver atividades
com propósito acolhedor tanto nos horários de aulas como nos intervalos. No
primeiro dia a acolhida com todos no pátio e no decorrer dos dias os
professores.
Desenvolverão
momentos de acolhida envolvendo músicas/ textos reflexivos/ orações/ dinâmicas/
brincadeiras e no durante as aulas serão desenvolvidas atividades
diversificadas de integração e interação das disciplinas, contrato e / ou
regras de convivência, filmes de curta metragem, slides, entrevistas entre
outras.
No
intervalo das aulas ( RECREIO) os alunos terão oportunidade de participar de
atividades diversificadas envolvendo esportes, cultura e lazer (músicas, jogos,
danças, contação de histórias entre outras, proporcionando momentos de
interação e descontração.
Envolveremos também os pais,
onde alguns participarão da acolhida no pátio. Também organizaremos o 1º
encontro de pais em 15 dias dado o início das aulas, proporcionando momento
acolhedor e de interação das propostas sócio- educativas desenvolvidas e a
serem desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo ( Plano anual), buscando
uma parceria mais estreita com os mesmos.
01/02
l Acolhida no pátio com apresentação do corpo docente;
l Informações sobre a utilização dos ambientes de lazer
da escola, Pista, Biblioteca, Laboratório de Informática;
l Calendário de Aulas;
l Conhecendo o ambiente da sala de aula / e da escola
(slides) – 6º ano
l Dinâmica de socialização (sugestões em anexo);
l Apresentação e objetivos das disciplinas que leciona;
l Dinâmica de avaliação do dia
l Intervalo (Recreio: música ambiente – jogos:
xadrez/dominó/outros).
02/02
l Dinâmica de integração e interação da disciplina;
l Diagnóstico de produção textual;
l INTERVALO: (Recreio) Apresentação artística;
l Início das atividades diagnósticas (Português,
Matemática, História, Geografia e Ciências).
03/02
l Atividades diagnósticas (Português, Matemática,
História, Geografia e Ciências);
l Recreio recreativo.
06/02
l Elaboração das regras de convivência e punição;
l Escolha dos líderes de sala;
l Recreio recreativo;
l Avaliação do dia.
07/02
l Conclusão das regras de convivência.
l Recreio recreativo;
l Avaliação do dia.
08/02
l Prova diagnóstica (Português e Matemática);
l Atividades complementares.
09/02 a 31/03
l Reforço escolar.
RECURSOS
l Papel madeira, pincéis;
l Cartolina
l TV, Data Show, Vídeos, Cds, Som, Microfone;
l Jornais, Revistas, Livros.
AVALIAÇÃO
Buscamos
avaliar no decorrer das atividades desenvolvidas nesse projeto a participação e
interesse de todos envolvidos, buscando atingirmos os objetivos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário