quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJETO: INÍCIO DAS AULAS 2012


PROJETO: INÍCIO DAS AULAS 2012
TEMA: ACOLHER PARA MELHOR CONVIVER.
PÚBLICO ALVO: TURMAS DO 6º AO 9º ANO E PAIS.

JUSTIFICATIVA

Nós que trabalhamos com turmas do fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) faz-se necessário buscarmos além da construção do conhecimento, a construção de valores, desenvolvendo ações para que os jovens aprendam a conviver no coletivo, pois nesta etapa os alunos enfrentam o desafio do adolescer.
Considerando este aspecto, organizamos este projeto buscando realizar atividades lúdicas que envolvam a integração e socialização voltadas para este público, proporcionando um ambiente dinâmico de vivência acolhedora nas primeiras semanas de aula. Buscando envolver os pais com uma programação acolhedora no primeiro encontro essas e outras atividades de integração e socialização serão desencadeadas no decorrer do ano letivo desenvolvidas em outros projetos.


OBJETIVO GERAL

Estabelecer vínculos afetivos e relações saudáveis com ambiente, com intuito de beneficiar o desenvolvimento e a convivência com os alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

l  Acolher o grupo;
l  Organizar todo ambiente escolar de maneira significativa;
l  Conhecer a escola como ambiente onde todos tem algo a oferecer;
l  Despertar o gosto pela escola e pela frequência as aulas;
l  Elaborar contratos / regras de convivência;
l  Proporcionar atividades recreativas;
l  Promover o primeiro encontro com os pais.

METODOLOGIA

Recebendo os alunos nas primeiras semanas do ano letivo procuramos desenvolver atividades com propósito acolhedor tanto nos horários de aulas como nos intervalos. No primeiro dia a acolhida com todos no pátio e no decorrer dos dias os professores.
Desenvolverão momentos de acolhida envolvendo músicas/ textos reflexivos/ orações/ dinâmicas/ brincadeiras e no durante as aulas serão desenvolvidas atividades diversificadas de integração e interação das disciplinas, contrato e / ou regras de convivência, filmes de curta metragem, slides, entrevistas entre outras.
No intervalo das aulas ( RECREIO) os alunos terão oportunidade de participar de atividades diversificadas envolvendo esportes, cultura e lazer (músicas, jogos, danças, contação de histórias entre outras, proporcionando momentos de interação e descontração.
Envolveremos também os pais, onde alguns participarão da acolhida no pátio. Também organizaremos o 1º encontro de pais em 15 dias dado o início das aulas, proporcionando momento acolhedor e de interação das propostas sócio- educativas desenvolvidas e a serem desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo ( Plano anual), buscando uma parceria mais estreita com os mesmos.
01/02
l  Acolhida no pátio com apresentação do corpo docente;
l  Informações sobre a utilização dos ambientes de lazer da escola, Pista, Biblioteca, Laboratório de Informática;
l  Calendário de Aulas;
l  Conhecendo o ambiente da sala de aula / e da escola (slides) – 6º ano
l  Dinâmica de socialização (sugestões em anexo);
l  Apresentação e objetivos das disciplinas que leciona;
l  Dinâmica de avaliação do dia
l  Intervalo (Recreio: música ambiente – jogos: xadrez/dominó/outros).

02/02
l  Dinâmica de integração e interação da disciplina;
l  Diagnóstico de produção textual;
l  INTERVALO: (Recreio) Apresentação artística;
l  Início das atividades diagnósticas (Português, Matemática, História, Geografia e Ciências).

03/02
l  Atividades diagnósticas (Português, Matemática, História, Geografia e Ciências);
l  Recreio recreativo.

06/02
l  Elaboração das regras de convivência e punição;
l  Escolha dos líderes de sala;
l  Recreio recreativo;
l  Avaliação do dia.

07/02
l  Conclusão das regras de convivência.
l  Recreio recreativo;
l  Avaliação do dia.

08/02
l  Prova diagnóstica (Português e Matemática);
l  Atividades complementares.
                                                       
09/02 a 31/03
l  Reforço escolar.


RECURSOS

l  Papel madeira, pincéis;
l  Cartolina
l  TV, Data Show, Vídeos, Cds, Som, Microfone;
l  Jornais, Revistas, Livros.

AVALIAÇÃO

Buscamos avaliar no decorrer das atividades desenvolvidas nesse projeto a participação e interesse de todos envolvidos, buscando atingirmos os objetivos propostos.

Nenhum comentário: